Sobre a Igreja Batista Memorial de Timon-MA

A história da Igreja Batista Memorial de Timon-MA iniciou na residência do irmão Jorge e Antônia Facundes no dia 03 de outubro de 1993. No primeiro culto estavam presentes, a família hospedeira, Adeilsa Novaes, Vânia de Lima, Rosiel Moura, Francisco Oliveira, Jerry Rocha, João Pedro, Jacinto Oliveira, José Ribeiro, Josué Coelho, Júlio César, Maria da Luz, Joana D'arc e Marlene Rocha. Devido a alguns contratempos, as irmãs Neide Gonçalves e Elineide Soares não puderam participar, mas estiveram presentes no domingo seguinte (10 de outubro de 1993) e seus nomes compuseram na lista de fundadores da Igreja Batista Memorial.

A cada domingo de culto na residência do irmão Jorge e Antônia Facundes, muitas pessoas saíam edificadas na Palavra de Deus e nos domingos seguintes, o número de visitantes aumentava cada vez mais ao ponto de ser preciso mudar o ponto de pregação para um local que comportasse mais pessoas. Foi aí que a Congregação Batista Memorial alugou um ponto na Rua Adão Belarmino de Sousa, nº400 no bairro Parque Piauí em Timon e iniciou uma nova etapa de sua trajetória como Congregação Batista Memorial, filiada a Igreja Batista da Vermelha, em Teresina-PI.



Foi no segundo endereço da Memorial que João Pedro se tornou seminarista e em seguida, líder da diretoria e junto dos demais fundadores, colocou como alvo futuro, a compra de um terreno e construção de um templo próprio. Após muitas orações, Deus os abençoou com a possibilidade de comprar o terreno que hoje está situada a sede oficial da Igreja Batista Memorial.


No dia 07 de janeiro de 1995 os irmãos iniciaram a construção do novo templo na Avenida Francisco Vitorino de Assunção, 1200, Parque Piauí, Timon-MA no atual endereço e em 13 de agosto do mesmo ano, a desfiliação da Igreja Batista da Vermelha, deixando de ser Congregação e passando a se tornar Igreja Batista Memorial.

Em 05 de março de 1996 a Igreja Batista Memorial passou a se reunir neste templo, ainda incacabado, que contava apenas com o santuário e banheiros, sem prédio e sem o pátio externo.



Em 13 de fevereiro de 1997, a Igreja Batista Memorial abriu a sua primeira congregação no bairro Conjunto Boa Vista, que foi chamada incialmente de Extensão 1 e em seguida ganhou o nome de Congregação Batista Boa Vista. Naquele mesmo ano, foi realizada a compra do terreno da congregação.

Acelerando os acontecimentos e fatos, em 1999, a Igreja Batista Memorial abriu mais duas congregações. Em 08 de maio nascia a Congregação Batista Aliança, cujo nome foi escolhido por conta da aliança realizada entre duas igrejas batistas de Timon, a Memorial e a Central.

A terceira congregação foi a do bairro flores, também na cidade de Timon, que recebeu o nome de Congregação Batista Flores.

Foi em 1999 que o pastor João Pedro pediu exoneração, passando a liderança da Igreja para o Ir. Josué Coelho e deixando a Memorial durante um breve tempo sem pastor, até a chegada do pastor Milton Monte que tomou posse no dia 01 de julho de 2000.

No início dos anos 2000, a Igreja Batista Memorial teve um excelente crescimento numérico, patrimonial, missionário e espiritual que se fez necessário criar um fundo missionário que serviu inicialmente para o sustento de um missionário na África e em seguida na abertura de mais uma congregação: CB Sóter na cidade de São João do Sóter.

Em 2001 foi instaurada a rede ministerial na Igreja Batista Memorial que visa dar oportunidades significativas de serviço a cada membro e congregado da Igreja: pessoas certas, nos lugares certos, pelas razões certas. O primeiro ministério a ser criado foi o de Ação Social, em seguida foi o Ministério Infantil. 


Em 2002 foram abertas as congregações Cidade Nova, congregação em Brasileira-PI. Neste período também houve uma grande reforma do templo, que marcou na memória de muitos irmãos e criou uma imagem frente a sua comunidade. Assim como a compra das casas vizinhas à igreja que se tornou no ano seguinte o pátio externo onde foi celebrada uma grande comemoração de 10 anos de Igreja.



De lá para cá, a Igreja Batista Memorial realizou diversas ações e atividades edificando seus membros, alcançando a comunidade e fazendo aquilo que Deus permitisse e comissionasse a cada um de seus membros conforme à vontade de Deus. Por esse motivo, a Igreja nunca parou de crescer e se desenvolver.




Atualmente contamos com dois pastores, mantemos a estrutura ministerial e o sistema de pequenos grupos multiplicadores. A Igreja Batista Memorial segue avançando olhando para Cristo como grande autor da Salvação e prossegue avistando poderoso galardão de Deus ministro.



Se você deseja conhecer na realidade a Igreja Batista Memorial em Timon, visite-nos em nosso culto de celebração aos domingos a partir das 18h30. Entre em contato conosco por meio do formulário no fim desta página ou mande mensagem em qualquer uma de nossas redes sociais.

Será um imenso prazer receber e conhecer você também!

0 Comentários

Mais antigos